quarta-feira, 3 de setembro de 2008






JUSTIFICATIVA


Nós escolhemos o assunto animais felinos por que queremos descobrir novas espécies de felinos, porque esses animais estão sendo maltratados e muitos encontram-se em extinção.

Esses animais têm o direito da liberdade e de viver em seu habitat natural.


DÚVIDAS


Quantas espécies de felinos existem no Brasil?

Como á a vida felina?

A visão dos felinos a noite é igual a do dia?

Por que eles caem em pé?

Os felinos selvagens têm algum predador?


CERTEZAS


Sabemos que os gatos ronronam quando estão felizes.

Sabemos que a leoa prefere um leão com juba mais escura para se acasalar.

Sabemos que os felinos preferem o topo das árvores para se esconder.



















SAIBA MAIS SOBRE FELINOS



Os felinos fazem parte da grande família de mamíferos carnívoros, que vai desde o gato doméstico até o leão. Todos apresentam garras longas e encurvadas e alguns possuem unhas retráteis, ou seja, quando o animal as enconde, elas são envolvidas sobre as dobras da pele. As patas da frente contém cinco dedos e as de traz possuem quatro dedos. Todos são privilegiados de um ótimo olfato, audição aguda e a capacidade de enxergar muito bem à noite. Possui mais de 500 músculos e mantem o controle sobre todos. Sua espinha é muito flexível, o que lhe permite subir em árvores com facilidade.

Alimentação é constituída basicamente de pequenos mamíferos, roedores e aves.

Habitam todos os continentes exceto a Antártida e o Oceania. Os felinos brasileiros de algum modo estão ameaçados de extinção.



DIREITOS DOS ANIMAIS


1-Todos animais têm o mesmo direito à vida.

2-Todos animais têm direito ao respeito e à a proteção do homem.

3-Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

4-Todos os animais selvagens têm direito de viver livres em seu habitat.

5-O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca abandonado.

6-Nenhum animal deve ser maltratado.

7-Todo ato que põe um risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

8-A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.

9-Os direitos dos animais devem ser defendidos por lei.

10-O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.







EXTINÇÃO

Milhares de animais foram extintos nos últimos 100 anos. Muitas destas espécies jamais serão conhecidas por gerações futuras. Muitas delas poderiam revelar ao homem informações importantes sobre o meio ambiente e até mesmo a cura para determinados tipos de doença.

A diversidade biológica do número de espécies de seres vivos que habitam o nosso planeta é muito grande, estima-se que haja em torno de 10 a 15 milhões de espécies da fauna.

Deste total de 5 a 8 milhões seriam insetos, 400 mil seriam plantas, 60 mil de animais vertebrados, 5 mil mamíferos e 10 mil aves, o estudo WWF (Fundo Mundial para a Natureza). Monitoram diversas espécies e chegaram a triste conclusão de que 35 % dos animais de água doce foram extintos, no mesmo período, com relação aos animais marinhos, a perda foi maior, pois atingiu 44 %.

No Brasil a situação não é diferente. O tráfico de animais silvestres, as queimadas e as agressões do ecossistema colocaram vários animais brasileiros na triste lista dos animais em extinção. São alguns exemplos: ararinha, arara-azul, servo do pantanal, jaguatirica, lobo- guará, mono-carvoeiro, mico-leão- dourado, onça- pintada, tamanduá- bandeira, tigre siberiano, entre outros.

GRANDES FELINOS

VIDA SOCIAL

Os grandes felinos procriam a cada dois anos.

Mas devido ao isolamento e declínio de suas populações, encontrar uma parceira não é nada fácil. E mesmo quando encontrar, é raro que o macho auxilie a fêmea na criação dos filhotes.

A vida de um grande felino é cheia de obstáculos.

A taxa de mortalidade dos filhotes da chita é de 75% entre elas. Os leões, os leopardos e até os machos da chita chegam a matar e comer seus filhotes. Quando um grande felino atinge a idade adulta as coisas não ficam mais fáceis: eles são renegados pela mãe e são obrigados a se defender sozinhos.








GRANDES FELINOS EM PERIGO


Depois de séculos de interferências humanas, caçadas, invasões e perda de habitat, praticamente todos os grandes felinos do mundo correm perigo. Tigres, guepardos(onça africana), leopardos das neves jaguarés, e em menor escala, as puma, todos estão em apuros. Mas o lince ibérico é o felino mais ameaçado de extinção do mundo. Com menos de 200 espécies na Espanha, ele já está praticamente extinto em Portugal.

Mesmo com políticas de proteção é muito difícil salvar animais à beira da extinção.

Os grande felinos têm dificuldade em encontrar um parceiro ou parceira para procriar, pois suas populações foram exterminadas ou isoladas umas das outras. Mas os especialistas agora lidam com a caça ilegal de uma forma que seria impensável há uma década.

A questão é que os caçadores sempre mataram por dinheiro. E agora existem também os que caçam pela diversão, esses estão dispostos à pagar R$ 100 mil para ter o privilégio de caçar um leão em seu habitat natural.

Os especialistas argumentam: a grande receita obtida com a caça controlada pode ser usada para evitar a caça ilegal. É uma solução econômica simples-os caçadores furtivos são transformados em guardas florestais e pagos para garantir o futuro dos grandes felinos.




GATO-DO-MATO





Ordem-Carnívoro

Família- Felidae

Nome popular- Gato-do-mato

Nome em inglês- Oncilla

Nome científico- Leopardus tigrinus

Distribuição geográfica- Américas do Sul e Central

Habitat- Florestas

Hábitos alimentares- Carnívoros

Reprodução- Gestação de 73 a 77 dias

Período de vida- Aproximadamente 10 anos






LINCE


Ordem- Carnívora

Família- Felidae

Nome popular- Lince

Nome Científico- Felis Lynx

Distribuição geográfica- Europa, Ásia e América

Habitat- Floresta da mata densa

Hábitos alimentares- Carnívoro

Reprodução- Gestação de 90 dias

Período de vida- Aproximadamente 15 anos

Nome em inglês- Lince.


GATO MARACUJÁ



Ordem-carnívora

Família-felidae

Nome-gato maracujá

Nome em inglês- margai

Nome científico-leopardus wiedi

Habitat-florestas

Hábitos alimentares-carnívoros

Reprodução-gestação de 81 a 84 dias

Período de vida-aproximadamente 13 anos

















LEOPARDOS E PANTERAS


Leopardo ou pantera, nome comum de um dos maiores membros das famílias dos felídeos.

Mamífero carnívoro, de corpo robusto, mede 90 cm de altura, 1,50 metros de comprimento sem incluir a cauda (1 metro de cauda). As patas são curtas em comparação ao corpo. Pesa cerca de 80 kg. Suas garras são anormalmente longas para os carnívoros. Muito afiadas, constituem, justamente com os dentes, perigosas armas de ataque e defesa.

Suas patas, de forte musculatura, podem, de um só golpe, estripar uma girafa ou antílope. Como vive em ambientes muito diversos, alimentação do leopardos é também muito variada. Mas, em geral suas presas são animais de tamanho médio como antílopes, servos, macacos e cães.


PELAGEM (LEOPARDO)


É promovido de uma pelagem densa de cor amarelada, salpicada de pintas escuras (manchas laranjas, contornadas de preto) em forma de rosetas.

O tamanho e a forma das manchas variam muito, de modo que não se encontra dois leopardos com a mesma pelagem.


PANTERA NEGRA


A pantera negra (pantera pardus melas) vive nas selvas da Malásia, Sumatra, Ásia, e na Etiópia. Existe pantera negra cujo pêlo, inteiramente preto, e muito apreciado. Essas panteras ou leopardos negros, são os melancólicos, que sofreram melanismo (fenômeno oposto ao albinismo) e são relativamente comuns em regiões florestais.


HABITAT

Os leopardos são“grandes gatos” muito ágeis, como o leão(panthera leo), o tigre (panthera tigris) e a onça (panthera onca). Habita quase todo África, mais o sul do Saara e também a Ásia (do Irã à Manchúria) e nas Américas. Ocupa uma grande variedade de habitats e são de hábitos noturnos.





PARENTESCO


Na Índia há muitos histórias sobre a crueldade do leopardo, porém, nem todas imaginárias: quando invade uma zona habitada, o leopardo espalha o terror, atacando indistintamente pessoas e gado.

Mas o leopardo é um animal belo. Seus movimentos são graciosos: o modo de caminhar é harmonioso e o olhar fascinante. É parente próximo da onça pintada, tanto que as únicas diferenças são que os leopardos possuem um porte menor e apresentam pintas formadas por manchas circulares muito próximas.

NEOFELIS DIARDI

A pantera-nebulosa-de-Bornéu é um felídeo de médio porte, encontrado em Bornéu, Sumatra e nas ilhas Batu, no arquipélago Malaia. Foi recentemente elevado a espécie em um trabalho publicado por Buckley-Benson e colaboradores em 2006, até então, era considerada subespécie insular da pantera-nebulosa (Neofelis-Nebulosa).




LEÃO- DO- CABO




O leão-do-cabo (pantera leo melonochaita) foi uma das subespécies de leão africano. Habitava o Sul da África do Sul e foi extinto em 1865.


CARCTERÍSTICAS:

De todas as três subespécies de leões que originalmente habitavam o território sul-africano, as outras duas existentes ainda hoje em dia são leão do kruger e o leão-do- kalahari, o leão-do-cabo era o maior. Os machos maiores mediam até 3,35 m e pesavam cerca de 320kg.











ONÇA-PINTADA




A onça-pintada(panthera onca) é o maior felino do continente americano. No Brasil, habita principalmente a região da Bacia Amazônica e do Pantanal.

Ela se parece muito com o leopardo, a onça-pintada distingui-se por possuir um corpo mais forte e robusto, além de uma cauda menor. É um animal solitário, caçando a maior parte de sua vida sem o auxílio de outros da sua espécie. É um animal ágil e silencioso, caracterizando-se por surpreender a presa no momento da caçada. Geralmente, aproxima-se silenciosamente da presa escolhida, quase sempre um animal mais velho ou machucado, e num salto certeiro, captura sua vítima.

A onça é o maior animal carnívoro da fauna brasileira, é muito ágil e é exímia caçadora.

Movimenta-se com facilidade na Mata Amazônica, de preferência à noite, quando sai pra caça, ela alimenta-se de cotias, antas e pássaros.



TIGRE-BRANCO

O tigre branco ( conhecido como o tigre de bengala) tem aproximadamente 3 metros de comprimento, e pesa aproximadamente entre 180-285 Kg.

Os tigres brancos não são albinos, nem são uma subespécie separada, mas sim o resultado de um gene recessivo. Eles têm olhos azuis, um nariz rosa e o fundo branco cremoso com listras de chocolate.

Os tigres brancos nascem de tigres comuns e são muito raros no estado selvagem.

Eles ficam normalmente situados no sudeste do continente Asiático e na Índia Central e Sulista. O tigre de bengala branco mora em áreas gramíneas ou pantanosas e florestas onde eles podem ficar camuflados. Eles quase desapareceram; a maioria vive agora dentro de jardins zoológicos ou parques especiais de vida selvagem.






TIGRE SIBERIANO






O tigre siberiano é a subespécie de tigre mais setentrional e uma das cinco subespécies de tigre ainda existentes hoje em dia.

De todos os felinos existentes na natureza, o tigre siberiano é o maior. Os machos podem chegar a pesar mais de 300kg. Na natureza o maior tigre-siberiano já encontrado pesava 386kg, enquanto o maior em cativeiro pesava 423kg. Em relação as outras subespécies de tigre, tem uma pelagem mais grossa e mais clara, devido ao clima frio do lugar onde vive, onde os invernos são rigorosos e com neve. Seu habitat consiste de florestas de carvalhos e coníferas, e suas presas são alces, javalis, renas e cervos.

SÓ UMA MUDANÇA DE ATITUDE...


Os fatos descritos demonstram como a sobrevivência do Lince-Ibérico e a proteção do seu habitat estão dependentes de uma mudança de atitude por parte do homem. É neste campo que a informação e a educação ambiental têm um papel imprescindível, dando a conhecer o mundo em que vivemos.

Não é só lá fora que certas espécies estão em vias de extinção. Esse mesmo perigo existe aqui mesmo, no nosso próprio país. O lince-ibérico, nos últimos anos, tem vindo a desaparecer da paisagem portuguesa. Só assim poderemos assumir a responsabilidade que temos na conservação da natureza, garantindo desse modo o nosso próprio.

(O Lince-Ibérico é uma espécie protegida pela convenção de berna, é uma espé cie em perigo de extinção.)

UM ANIMAL ESQUIVO


É muito difícil avistar um lince. Outrora abundante nas florestas e montanhas de todo Hemisfério Norte, hoje ele se acha restrito a apenas regiões isoladas no globo. Esse felídeo tem sido avistado em áreas remotas montanhosas da Eurásia e ao Sul, nas montanhas da Espanha. Mas seus habitats principais são a Sibéria e as densas florestas cerradas do norte do Canadá e do Alasca.


GRANDES FELINOS EM DETALHES


Felídeo- pode ser dividido em três grupos.

Básicos: felinal- felinos pequenos, com trinta espécies diferentes.

Prantherinal: grandes felinos, com cinco espécies diferentes.

Acinonychinal: chita ou guepardo, compostos por uma única espécie.

Essas 36 espécies de felinos modernos são encontrados em amplas extensões, da Ásia à Europa, da África ao continente Americano.

Muitos estão sofrendo a pressão da intervenção humana, como a caça ilegal e a perda de seu habitat, e algumas espécies já estão quase extintas. Poucos felinos têm esse benefício dos programas de proteção, e seus números têm se estabilizado ou até mesmo aumentado.


MITOS E REALIDADES


Os grandes felinos atiçam a imaginação do homem desde o começo dos tempos. Seu poder de majestade é impressionante hoje, mas em tempos obscuros, muitos mitos surgiram em torno desses animais ferozes.

Um leão feroz é um motivo heráldico comum, e geralmente representam coragem e valentia. Na Grã-Bretanha o leão aparece ao lado de unicórnio no verso de uma moeda. Os leões também são representados na Grécia e em Bali como guardiões protetores dos templos.

A mitologia antiga está repleta de monstros ferozes como:o Grifo, a Quimera e a Esfinge (que possuem corpo de leão e cabeça humana).

Do outro lado do Atlântico, a onça pintada exerceu um importante papel na cultura da civilização Maia, representando o Deus do Sub-Mundo, um dos mais celebrados desta civilização.


QUEM FORAM OS ANCESTRAIS DO GATOS ?


Os primeiros representantes da família do gato surgiram há 8 à 10 milhões de anos, muito antes, portanto, do aparecimento do homem na face da terra. Os paleontologistas descrevem um animal carnívoro muito assemelhado à doninha, ao, que denominam, Miacis. Este animal viveu há cerca de 50 milhões de anos, tinha um corpo longo e pernas curtas, e foi, provavelmente, o ancestral do cão e do urso, e, do mesmo modo predecessor do gato.


CURIOSIDADES SOBRE GATOS


  • Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsáveis pelas emoções.

  • O cérebro do gato é mais parecido ao do homem do que ao do cão.

  • Os gatos possuem mais ossos que os humanos. Enquanto um humano possui 206 ossos, os gatos possuem 245 ossos.

  • Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.

  • Os gatos possuem 32 músculos que controlam sua orelha. Ele pode girar suas orelhas independentemente, a quase 180 graus e 10 vezes mais rápido que um cão de guarda.

  • A audição dos gatos é muito mais sensível que a do cão e do homem. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam o som como um mega-fone.

  • Os gatos ouvem até 65 KHZ (kilohertz), enquanto os humanos ouvem 20 KRZ.

  • Em proporção, os gatos são mamíferos que possuem os maiores olhos.

  • Um gato enxerga 6 vezes melhor à noite que um humano, porque o humano necessita de 16% da quantidade de luz para enxergar.

  • Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver amarelo, azul e verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza e preto.

  • Os gatos andam na ponta dos dedos.

  • As patas dos gatos possuem receptores muito sensíveis que levam informações na velocidade da corrente elétrica até o cérebro: exploram coisas novas e sentem os alimentos, a velocidade.

GATO ANGORÁ



O gato angorá é uma raça de gato doméstico. Os gatos angorás pertencem a uma das raças mais antigas e naturais, tendo surgido na região da Ankara na Turquia Central. Esses gatos são conhecidos na Europa desde o início do século XVII.

Após o Período Vitoriano, quase desapareceram. A raça de hoje, trata-se de uma recriação artificial que trouxe grandes melhorias para a pelagem do animal, e também aumentou a variedade de cores.

Nas histórias em quadrinhos da turma da Mônica, o gato da Magali é angorá.



GATO BRANCO


País- Turquia.

Ancestrais- pêlos longos sem pedigree.

Índole- brincalhão e amistoso.

Tipo de pêlo- fino, sedoso e sem sub pêlo.


O branco é a cor tradicional da raça, a qual era originalmente conhecida como Angorá. Este nome, entretanto, foi escolhido para a recente recriação da raça usando gatos orientais, o que gerou certa confusão. A forma nativa é agora conhecida como Angorá Turco.

CARACTERÍSTICAS: Suas orelhas são menos salientes. A coloração dos olhos no branco é variável, e é provável a ocorrência de surdez nas formas de olhos azuis. Olhos amendoados, corpo gracioso, pernas longas e delgadas, base ampla para os ouvidos, tufo mais longo de pêlo em torno do pescoço, traços de cor em filhotes brancos permitidos até os dois anos de idade, penacho de pêlo longo na cauda.





COMUNICAÇÃO


MIADO

O miado é um som típico que caracteriza o gato. É transcrito onomatopeicamente como o miau.

A pronúncia deste chamado varia significativamente dependendo de seu propósito. Usualmente vocalizam indicando sofrimento, solicitando atenção humana (por exemplo, para serem alimentados) ou como uma saudação. Alguns vocalizam quantitativamente, enquanto que os outros raramente miam.

São capazes de emitir cerca de 100 vocalizações diferentes, incluindo sons que são parecidos com a linguagem humana. Os machos possuem uma voz mais forte e grave que as fêmeas. Os gatos domésticos costumam miar muito mais que os gatos selvagens, já que é a principal forma que eles têm de chamar a atenção.




POR QUE OS GATOS SEMPRE

CAEM EM PÉ?


Os gatos fazem parecer fácil, pulando ou caindo de uma estante alta ou qualquer móvel para pousar graciosamente nas suas quatro patas.

Mas há um esforço felino complicado que ocorre nessas quedas tão estilosas.

Os gatos têm um senso de equilíbrio altamente apurado e uma espinha muito flexível ( porque eles possuem mais vértebras que os humanos) o que o habilita a girar seu corpo para corrigir sua posição enquanto caem, uma habilidade muito conhecida como ''reflexo corretivo''.

Quando um gato pula ou cai de um local alto ele usa sua visão ou seu labirinto(sistema de equilíbrio localizado no ouvido interno) para determinar o que é acima e abaixo, e então gira seu tronco para que as patas fiquem para baixo. A sua traseira segue o movimento.

Mesmo os filhotes podem cair sem medo, pois a maioria aprende a dominar sua habilidade com sete semanas de vida. Os gatos também são ajudados pelos seus pequenos corpos, a estrutura óssea leve, o que diminui a velocidade da queda e suaviza o impacto. Alguns gatos também achatam os seus corpos como um pára- quedas para criar mais resistência e cair vagarosamente.




GATOS



Ao encontrar um animal na rua, não lhe dê as costas. Se ele ficar ao relento, à mercê do tempo, do trânsito, das doenças, da fome, do frio e principalmente da maldade humana, não terá uma vida longa nem digna. Certamente morrerá das piores formas possíveis.

Não pense que haverá uma alma caridosa que o recolherá e cuidará dele. Isso acontece muito raramente, e mesmo assim, por que motivo a alma caridosa não pode ser você? Seja companheiro sempre.


OS GATOS DEIXAM PEGADAS

EM NOSSO CORAÇÃO


O gato doméstico é uma perfeita contradição. Nenhum outro animal desenvolveu uma tão estreita relação com a humanidade, exigindo e obtendo, ao mesmo tempo, uma tal independência de ações e movimentos.

O cão obediente deve ser levado à passear. O indomável gato passeia sozinho.

O gato leva uma vida dupla. No lar é um exuberante gatinho que contempla seus donos humanos. No exterior é um perfeito adulto, dono de si próprio, uma selvagem e livre criatura, auto-suficiente e em constante alerta - nessa altura seus protetores humanos encontram-se ausentes no seu espírito.


PROTEÇÃO ANIMAL É TER CONSCIÊNCIA...

Existem muitas coisas erradas em nossa sociedade. As pessoas estão cada vez mais insensíveis aos verdadeiros valores.

Mas ser consciente é mais que uma obrigação. É uma questão de sobrevivência. A humanidade só sobreviverá se houver mais respeito a vida. E por tabela de animais.

Centenas de animais são mortos todos os anos, por pessoas cruéis que maltratam e envenenam animais sem piedade.

Nos últimos anos, a violência contra os animais tem se intensificado. Na mesma forma que se intensifica a violência entre seres humanos e a sociedade torna-se cada vez mais permissiva e menos chocada.

A cada dia, centenas de animais são sacrificados no Centro de Controle de Zoonoses de todo o país. Os maiores culpados somos nós, que fechamos os olhos ao abandono. A verdadeira culpada é a sociedade que descarta seus animais como simples animais de consumo.

Dividir a vida com um animal não é só alimentá-lo e dar-lhe um local para se abrigar. Implica ter responsabilidades, dar-lhe tratamento veterinário, vacinar, castrar, tratar com amor e respeito. Animais não são objetos de decoração, nem bens de consumo. Seja consciente!




























CONCLUSÃO

A partir da pesquisa sobre o assunto felinos, conhecemos o mundo desses animais.

Nós descobrimos que muitos felinos estão em extinção, como os linces, que diminuíram drasticamente nos últimos anos devido a crueldade humana, essas pessoas fazem isso porque são cruéis e gananciosas.

Sanamos nossas dúvidas e descobrimos coisas novas como:

O leão-de-cabo foi uma das subespécies de leão africano.

Os leões são representados na Grécia e em Bali como guardiões protetores dos templos.

Os leões, os leopardos e até os machos da chita chegam a matar e comer seus filhotes.

Além de todos os conhecimentos que tivemos com esse projeto, podemos perceber ainda a importância de respeitar os direitos dos animais.

Como exemplo desses direitos podemos destacar alguns como: todos os animais selvagens têm o direito de viver livres em seu habitat. Todos os animais têm direito ao respeito e a proteção do homem.

Esperamos que todos façam esses direitos serem cumpridos.


Nenhum comentário: